O evento de caridade organizado por Leonardo DiCaprio, da Leonardo DiCaprio Foundation (LDF), aconteceu na última quarta-feira (26), em St. Tropez, na França. E além da reunião de três atores do filme Titanic, que completa 20 anos de sua estreia em 2017, o evento também contou com uma participação inesperada: a rainha do pop Madonna.
A Fundação Leonardo DiCaprio (FDL) organizou o quarto evento beneficente anual na última quarta-feira em St. Tropez, um balneário francês, onde o vencedor do Oscar recebeu amigos e parceiros na missão de “proteger a Terra e todos os habitantes através de projetos que criem resiliência climática, protejam animais em extinção e recuperem o equilíbrio de ecossistemas e comunidades ameaçados”.
O evento arrecadou incríveis US$30 milhões, graças à venda de mesas e ao leilão exclusivo, com várias peças de arte disponíveis, apesar de ainda não ter superado o evento do ano passado, com US$45 milhões. O leilão de quarta-feira, conduzido por Simon de Pury, apresentou trabalhos de Paul McCarthy, Damien Hirst, Jonas Wood, Cecily Brown, Richard Prince e um item especial de Lawrence Weiner.
A seção de “experiências” também conseguiu bastante atenção após o evento, graças à promessa de um encontro do “Titanic” no jantar. DiCaprio e Kate Winslet irão juntos a um jantar em Nova York com o apostador que der mais lances. Outros itens estão disponíveis na internet.
Winslet estava na plateia com outro astro do filme, Billy Zane, e também com Adrien Brody, Tobey Maguire, Anne Hidalgo, Doutzen Kroes, Taylor Hill, Iman Hamman e Gerard Butler. A Fundação homenageou a prefeita de Paris Anne Hidalgo com o prêmio “Líder do Novo Mundo” pelo comprometimento em desenvolver políticas sustentáveis e programas climáticos em Paris.
Outro encontro que mereceu destaque: Sean Penn estava lá e assistiu ao show da ex Madonna, que cantou 4 Minutes, Ray Of Light, Ghosttown, Open Your Heart e La Isla Bonita. Lenny Kravitz também se apresentou.
DiCaprio, fundador e presidente da FDL, apresentou o evento com o diretor executivo Terry Tamminen. “A saúde do nosso planeta é grave – a crise é real”, DiCaprio afirmou. “O que não percebemos é que somos parte da natureza e dela depende a nossa própria sobrevivência. Nossos sistemas naturais nos proveem com o necessário para a vida – como ar puro, comida e água potável.”
Ele também explicou o impacto da Fundação nos esforços ao meio-ambiente. “Nós ajudamos a proteger mais de 1,6 milhão de km² de oceano – mais do que duas vezes o estado do Texas. Nosso trabalho é ajudar a salvar espécies em extinção, como o jaguar selvagem e o lobo cinzento, que conseguiu sair do nível de extinção. Estamos trabalhando na Tanzânia, restaurando a vida selvazem do parque nacional Mkomazi, e nas savanas do Quênia, onde ajudamos a criar um projeto de absorção de carbônio. Estas são apenas alguns dados sobre o impacto da generosidade de nossos doadores”, finalizou.