Nenhuma performance de Madonna – especialmente quando transmitida ao vivo para todo o mundo – está a salvo das críticas. Mas com todas as críticas após a Grande Final do Eurovision Song Contest no último sábado (18) merece uma palavra ou duas para você, e é uma chance de parar e pensar sobre isso que não devemos perder.
Para ser justo, acho que sou objetivo e, sim, ela deu umas três ou quatro derrapadas durante o “Like a Prayer”. Não estou dizendo que, nós, por sermos fãs, não estamos autorizados a criticar a performance de sábado, já que claramente não somos monstrinhos cegos. Mas nos comentários do vídeo li tantos especialistas (haters) aconselhando-a a ter aulas de canto e isso realmente me faz rir.
Você realmente acha que Madonna precisa de aulas de canto para cantar “Like A Prayer?” Ela cantou centenas de vezes com diferentes humores e arranjos ao longo dos anos e Madonna nos mostrou que é capaz de cantar muito bem o hino que é esta música.
Aqueles que a conhecem bem como artista também sabem que nessas ocasiões ela é sempre muito emotiva durante os primeiros momentos dessas performances,fica tensa, mas depois relaxa que toma conta do pedaço, mas isso claramente não aconteceu. Talvez algo estivesse errado com o seu feed de voz em seu fone de ouvido, talvez houvesse alguns problemas técnicos inesperados acontecendo que não estamos cientes, talvez ela estivesse chateada, talvez a merda simplesmente aconteceu. O resultado foram três dos quatro momentos em que cantou fora da sintonia durante a primeira parte da performance da mulher que sabe que o show deve continuar, mesmo que você voe e sofra uma queda severa no palco.
Uma explicação profissional sobre o que aconteceu aqui veio do cantor Darren Hayes via Twitter hoje: Madonna estava tendo dificuldade para encontrar o rumo devido ao retorno.”
“Acontece com o melhor de nós”, explicou Hayes. “Esse arranjo foi muito escasso e eu imagino que ficou uma bagunça do palco. Não acho que o público-alvo médio entenda como é isolante, sonoramente, usar monitores “intra-auriculares”. Você depende inteiramente do que é dado a você. Portanto, se o som estiver obscuro, você só precisa trabalhar com o que tem. O tom é relativo ao que você ouve. “Like A Prayer” foi claramente uma luta, mas você pode ouvir, uma vez que o próximo rack começou com mais instrumentos (e baixo, que é essencial para o pitch) – seu tom era ótimo. Ela trabalha muito, fico espantada por ela ainda querer fazer isso.
Para ser justo, o que está acontecendo hoje nas redes sociais não é normal. Todos esses supostos fãs de longa data e / ou especialistas em mídia, que parecem tão enfurecidos, entregando-se a múltiplos Tweets, comentários no Instagram e mensagens no Facebook para denegri-la, alegando que Madonna acabou, que ela precisa se aposentar, que ela não pode cantar…
É bom estar de volta a 1985 como em “Back To The Future” e ler as manchetes sobre Madonna na época. Esse comportamento me faz lembrar daqueles assassinatos passionais, nos quais o assassino não apunhala a vítima apenas uma vez, mas várias vezes, mostrando que é um crime passional, um assassinato de amor / ódio.
Então, qual é o gatilho para começar toda essa vergonha desnecessária, freqüentemente vindo de pessoas que agem como machos-alfa apenas porque se sentem seguros atrás de suas telas de computador?
Isso pode ter a ver com o fato de que ela não lançou a nova música que eles esperavam, ela não copiou seu antigo em seu novo álbum, ela não fez o tipo de vídeo que eles gostariam, ela decidiu fazer uma turnê teatral ao invés da arena, a turnê do teatro é realmente muito cara e muitos deles não podem pagar, ela não faz teatros na Itália, Espanha e Arendelle ou simplesmente porque ao invés de morrer e se tornar uma lenda morta como Michael Jackson, ela ainda está aqui para lutar contra a discriminação, envelhecimento, ficando mais velha e mais sábia, mas ela está fazendo isso à sua maneira, como de costume, não seguindo as convenções ou andando em caminhos conhecidos.
Toda essa fúria na mídia pós Eurovision não pode ser justificada por quatro momentos de canto fora do tom de uma canção que ela tem cantado ao vivo nos últimos 30 anos. Vocês, as pessoas que estão tão enfurecidas hoje, apenas parem por um momento, e pensem sobre qual Madonna encheu seus olhos com o que ela faz hoje para fazer você reagir dessa maneira, para rapidamente ofender, julgar e dissimular os outros como você faria. Nunca faça com os outros o que você não gostaria que fizessem a você.
Para ser justo, poucos desses especialistas em mídia comentaram sobre o verdadeiro escândalo que ela provocou na noite passada, um escândalo de paz e união, unindo as bandeiras de dois inimigos em um abraço tocante de amizade.
Nem todo mundo está vindo para o futuro, nem todo mundo está aprendendo com o passado. Deixe o coro cantar…