Madonna – a cantora mais bem-sucedida de todos os tempos – pode superar todos os críticos em 2019. Alguns deles crucificaram-na após a performance no festival Eurovision, e disseram que muitos jovens astros arrancaram a coroa pop dela.
Aos 60 anos, Madonna é conhecida por seus álbuns espetaculares e está na contagem regressiva para o 14º lançamento, Madame X, em 14 de junho. Depois de críticas sobre um retorno desastrado, seus fãs leais afirmaram que ela não tem retornos, pois nunca esteve ausente e está melhor do que nunca.
Ignore a decisão de se apresentar no 64º Festival da Canção Eurovision; alguns críticos simplesmente não se impressionaram com o desempenho dela. Martin Belam, correspondente do jornal The Guardian, disse que os vocais de Madonna cantando o sucesso “Like A Prayer”, de 1989, estavam “desafinados” e a nova música “Future”, com o rapper norte-americano Quavo, foi medíocre. Belham concluiu: “Madonna deve estar pensando se valeu a pena”.
A cantora ostentou uma roupa preta e um tapa-olho durante sua performance, também criticado por alguns escritores de mídias sociais que falaram sobre a necessidade do bom e velho auto-tune. O vídeo do show já foi lançado no YouTube e a BBC destaca que alguns vocais foram aparentemente melhorados. Madonna, citando a canção “Music”, disse ao público que a música poderia unir as pessoas – um comentário bastante óbvio e importante.
Alguns espectadores ficaram mais agradecidos, com um típico tweet dizendo “#Madonna pode ter desafinado, mas conquistou meu coração – ser um artista nem sempre é ter a voz perfeita, mas ter algo inspirador para dizer e saber como transmitir a mensagem.”
Ame ou odeie, a renda de Madonna será impulsionada pelas turnês. A Madame X Tour atualmente tem cerca de 69 shows de setembro deste ano a fevereiro de 2020. Não é a mesma proporção da Rebel Heart Tour em 2015 e 2016, que teve 82 shows e arrecadou quase US$ 170 milhões. Desta vez, a turnê será realizada em teatros, em vez de grandes estádios. Esta é a primeira vez em que Madonna toca nesses locais em turnê desde 1985. Mesmo assim, a renda será substancial.
“O foco de grande parte da atenção da mídia se concentra no lançamento de novas músicas”, afirmou o Dr. Iain Taylor, professor de música da Birmingham City University, na Inglaterra. Particularmente com Madonna, ele disse que “grande parte da animação dos fãs parece estar mais focada na turnê. As receitas na indústria da música atual são impulsionadas principalmente pela música ao vivo sobre vendas de discos, e é importante lembrar que Madonna continua sendo uma das maiores bilheterias de todos os tempos, tendo arrecadado mais de US$ 1,3 bilhão em vendas de ingressos ao longo de sua carreira.”
Madame X promete ser um projeto ambicioso com Madonna desenvolvendo o apelido adolescente de Madame X em um personagem camaleônico, que pode ser qualquer coisa, de agente secreta a freira, prostituta ou chefe de estado.
O single principal do álbum foi “Medellín”, um dueto com o cantor colombiano Maluma. O desempenho das paradas até o momento não alcançou os resultados anteriores, chegando à 16ª posição na parada americana Dance Club Songs, depois de vários singles em primeiro lugar na mesma parada, como “Living For Love”, “Ghosttown” e “Bitch I’m Madonna”, todas do último álbum, Rebel Heart, de 2015.
Os fãs de Madonna vão retrucar e dizer que ninguém se compara ao ídolo, e há muito a comemorar em sua carreira, incluindo 350 milhões de discos vendidos em todo o mundo, de acordo com o Guinness Book of Records. Ela tem o maior número de entradas em primeiro lugar nas paradas da Billboard. Ainda assim, já faz alguns anos que seus singles chegaram ao topo da Billboard Hot 100. Com o passar dos anos, os comentaristas da mídia apelidaram muitas novas estrelas femininas comerciais de “a nova Madonna” – de Lady Gaga a Taylor Swift.
Iain Taylor destacou: “Taylor Swift foi a artista com a turnê mais lucrativa do ano passado nos EUA e não está muito longe de arrecadas US$ 1 bilhão em vendas ao longo da carreira comparativamente curta. Com o investimento dos fãs e a renda dos artistas, tão dominados pela experiência da música ao vivo, talvez nossa atenção como comentaristas não deva mais ser dirigida por álbuns e singles, e sim pelas turnês, performances e experiências que, em última análise, os compensa”.
O patrimônio líquido da Material Girl foi recentemente calculado pela Forbes em US$ 890 milhões, colocando-a entre as 36 mulheres mais ricas da América. A renda bruta de cada show em três anos chegou a mais de US$ 3 milhões. Considerando os locais menores desta vez, os lucros serão mais baixos, embora alguns fãs estejam preparados para pagar os valores mais caros para vê-la em locais mais íntimos. (Fonte: Forbes)
Assista a performance: