No dia 23 de fevereiro de 1998, chegava às rádios de todo mundo um dos singles mais emblemáticos da carreira de Madonna: “Frozen“. Escrita por Madonna e Patrick Leonard, a canção foi produzida por Madonna, William Orbit e Patrick Leonard, tornando-se um hit 1 em todo mundo rapidamente.
O videoclipe foi filmado no deserto de Mojave-Califórnia, nos Estados Unidos. Não apresenta uma estrutura narrativa elaborada; em vez disso, Madonna limita-se a interpretar a canção usando um vestido negro desenhado pelo estilista francês Jean-Paul Gaultier e uma longa peruca igualmente negra, criando uma personagem que segundo a própria Madonna, “era a personificação da angústia e infelicidade feminina”. Entre os efeitos especiais, encontram-se a transformação de Madonna num bando de corvos e num cão de raça doberman.
Madonna retirou a inspiração para o vídeo na arte pré-rafaelita, bem como no filme “O Paciente Inglês”. Igualmente presente como fonte de inspiração são as correntes espirituais orientais, como o hinduísmo e o budismo, que se detectam na parte final do videoclipe quando Madonna realiza uma série de gestos com a mãos que representam nessa religião vários conceitos (mudras). As mãos de Madonna encontram-se pintadas com tinta de hena numa técnica chamada de mehndi, comum como forma de decoração pessoal temporária na Índia, Médio Oriente e Norte de África. O vídeo foi lançado na MTV no dia 28 de fevereiro.