Madonna recebeu críticas nas redes sociais depois de ter feito um discurso em homenagem a Aretha Franklin, durante a premiação Video Music Awards 2018, do canal MTV, que aconteceu na noite de segunda-feira em Nova York. No entanto, a rainha do pop se defendeu pelo twitter: “Só pra esclarecer: a MTV me convidou para apresentar o Vídeo do Ano! E aí me pediram pra contar alguma história da carreira que se relacionasse com a Aretha Franklin! Eu compartilhei parte da minha jornada e agradeci à Aretha pela inspiração ao longo do caminho. Fazer uma homenagem a ela não era a minha intenção! Seria impossível em dois minutos, com todo o barulho e burburinho de uma premiação. Eu não conseguiria fazer jus a ela neste contexto ou ambiente. Infelizmente, a maioria das pessoas não presta atenção direito e julgam rapidamente. Eu amo a Aretha! R.E.S.P.E.I.T.O. Amo a Camilla! Parabéns! Amo o meu vestido! E eu amo o AMOR! E ninguém poderá mudar isso. #vmas #positivevibes”.
A rainha do soul morreu na última quinta, aos 76 anos, após uma longa batalha contra um câncer de pâncreas.
Em frente a uma projeção com uma foto de Aretha, Madonna subiu ao palco usando um traje típico africano, depois de ter comemorado o seu aniversário de 60 anos no Marrocos, na última semana. Fãs ficaram incomodados com o fato da cantora ter falado muito sobre a própria carreira, em vez de comentar o legado deixado pela rainha do soul.
Madonna começou o discurso falando “Aretha Louise Franklin mudou o rumo da minha vida”, explicando como foi rejeitada em diversos testes no início da carreira e como cantou a música (You Make Me Feel Like) A Natural Woman em um deles. “Não tinha nenhuma preparação ou sonhos, mas eu segui em frente”, afirmou.
“Nada disso teria acontecido sem a nossa lady do soul. Ela me levou até onde estou hoje e sei que ela influenciou muitas pessoas que estão neste teatro esta noite. Quero agradecer à Aretha por empoderar a todas nós. R.E.S.P.E.C.T. Vida longa à rainha!”, completou.