Apesar das mais de 12 horas de voo que separam o Maláui do Reino Unido, a nova filha adotiva de Madonna, Chifundo Mercy James, participou, em Londres, de sua primeira sessão de cabala.
Mercy chegou à capital britânica no domingo e, segundo a imprensa nacional, foi imediatamente levada para um centro judaico junto com seus meio-irmãos.
A decisão de Madonna de levar a nova filha para a cabala foi duramente criticada pela imprensa sensacionalista do Reino Unido. Vários foram os jornais que criticaram a cantora por não ter dado a Mercy tempo para se adaptar ao novo ambiente em que viverá.
Segundo declarações da psicóloga Katherine Fingleton ao “Sunday Mirror”, a ida de Mercy, de 4 anos, a um centro judaico provavelmente representou um “choque cultural” para a menina, que “deveria ser resguardada (…) para uma melhor adaptação”.
Acompanhando Mercy na sessão de cabala, estavam o ex- marido de Madonna, Guy Ritchie, e seus três meio-irmãos: Lourdes Maria, Rocco e David, de 12, 8 e 3 anos, respectivamente.
Muitas organizações disseram que a adoção de Mercy foi autorizada graças às somas de dinheiro que Madonna doou ao país sul-africano.