Ela domina as rádios há 30 anos, mas a rádio inglesa Radio 1 decidiu que Madonna não é mais a “garota materialista”, e está velha demais para os ouvintes adolescentes. Apesar dos esforços para parecer – e soar – jovem, os 56 anos de Madonna a tiraram das playlists da rádio.
A canção mais recente de Madonna é Living For Love e está disponível nas rádios desde o dia 20 de dezembro do ano passado. Porém, ela só foi tocada na Radio 1 uma vez: no dia 9 de janeiro, quando a DJ Annie Mac a tocou, após as 7 da noite, quando canções que não estejam na playlist da rádio podem ser tocadas. A faixa é o primeiro single do novo álbum de Madonna, Rebel Heart. A rádio disse que a canção foi omitida com base na “relevância para o público” e em “mérito musical”.
Um funcionário da rádio disse: “No fim das contas, o que importa é a relevância. É natural que um artista envelheça e o público esqueça dele, e a Radio 1 deve refletir isso. A estação tem o dever de entregar o que o público mereça. Não acho que os ouvintes estejam chateados pela rádio não tocar Madonna como antes”.
O desprezo representa uma queda da artista que conseguiu 13 #1s entre 1985 e 2008 no Reino Unido; o mesmo que Sir Cliff Richard, Take That, Kate Bush e Robbie Williams, em uma longa lista de artistas que lutam pra que suas novas canções sejam tocadas na rádio.
O single de Madonna está sendo tocado na Radio 2, que atende a um público acima dos 35 anos. Por outro lado, o novo single de Paul McCartney será tocado na Radio 1, apesar dos 72 anos do ex-Beatle. Tudo isso por ser uma colaboração com o rapper Kanye West, de 37, e a mega star Rihanna, de 26.
Um porta-voz da Radio 1 disse: “As faixas são escolhidas por mérito musical. Enquanto por volta de 40% do público entre 15 e 29 anos sintonizam a Radio 1 toda semana, a idade de um artista nunca é levada em consideração”.
O porta-voz de Madonna se recusou a comentar o assunto.