Repare bem no bracinho dela. Ou nas pernocas. Madonna lembra aqueles bonequinhos de super-herói, com suas coxas superdimensionadas, braços marcados, uma montanha de músculos definidos. Ninguém se espantaria com tamanha qualidade física, uma vez que é pública e notória a paixão da musa pop pelos exercícios físicos, não fosse a idade da fofa. Cinqüenta anos, com esse corpo? Será que é possível chegar lá como ela?
“É. Uma pessoa que tenha o tempo que ela tem para se dedicar ao físico, uma alimentação perfeita e genes sem tendência à obesidade e com facilidade para ganhar massa muscular, é capaz de ter naturalmente uma musculatura daquelas”, acredita o nutrólogo Tiago Volpi, especialista em medicina esportiva.
No ‘olhômetro’, ele imagina que Madonna deva ter em torno de 12% de gordura corporal, índice só alcançado por atletas de alto nível e obtido com, pelo menos, duas a três horas de treino diárias. O percentual de gordura baixo reduz, no entanto, a forma feminina do corpo.
Para a professora de pilates Inélia Garcia, não só é possível chegar aos 50 como a Madonna, como é ‘normal’. “Uma pessoa que trabalha com condicionamento físico sistemático, de maneira continuada, o aspecto funcional primeiro e depois o estético, será capaz de atingir essa meta”, diz. Segundo Inélia, Madonna treinava Pilates em Nova York com Romana Kryzanowska, primeira na linha sucessória dos ensinamentos de Joseph Humbertus Pilates. A musculatura alongada, forte, seca é, segundo Inélia, resultado do tipo de exercício que Madonna pratica, o pilates e a ioga. “A musculação a deixaria com outra estética.”
Para o personal trainer José Alexandre Filho, corpos com esse nível têm, em média, dez anos de treino. Ainda temos chance…