Quem ficou melindrado com o fato de Madonna ter usado o show de Buenos Aires em seu DVD da turnê “Sticky & Sweet”, que passou pela América do Sul em dezembro de 2008, pode destorcer o nariz. Os extras do material que deveria ser lançado nesta terça-feira, mas que já estava à venda nas principais megastores de São Paulo nesse fim de semana, dedicam uma boa parte de suas imagens à passagem da popstar pelo Rio de Janeiro e por São Paulo.
No Rio, destaca a tempestade que caiu sobre o Maracanã no domingo em que a turnê estreou no Brasil. Madonna comunica aos bailarinos e músicos, durante sua tradicional oração pré-show, que a previsão do tempo está uma “merda”. O responsável pela segurança orienta o elenco a deixar o estádio imediatamente caso a apresentação tenha de ser cancelada, porque a plateia pode ficar muito zangada.
O que Madonna não sabia era que seus fãs brasileiros haviam feito “de um tudo” para chegar perto de seu objeto de desejo. Acamparam durante dias ao redor do estádio, passaram noites em claro para conseguir um ingresso, perderam empregos e até amizades ficaram arranhadas durante os meses que antecederam suas cinco apresentações. Não seria uma chuva de canivete aberto que os mandaria para casa. Sob um guarda-chuva, lá pela terceira música, Madonna pergunta: “Já deu?” Os discípulos respondem que não. “Querem que eu continue?” “Siiiiiiiiiiiiiiiiim!!!!!!” Quem foi a esse show diz que foi naquele momento que ela, até então nervosa, relaxou.
A primeira sequência do minidocumentário de 30 minutos com os bastidores da turnê começa com um percurso de Madonna pela marginal Pinheiros. Depois, corta para a Europa, mostra os bastidores da apresentação de San Diego, nos EUA, quando a cantora e seu elenco celebram a eleição de Barack Obama, além das participações de Pharrel Williams, Timbaland, Justin Timberlake, ensaios, seleção de bailarinos, músicas, depoimentos etc.
Nos trechos de São Paulo, menos tensos, aparece o ensaio que antecedeu a última apresentação e cenas da cantora dançando na festa que marcou o fim da turnê no Bar Secreto. Jesus Luz e outros famosos brasileiros que estavam no evento não aparecem.
Esse é o quinto registro oficial de um show de Madonna. No entanto, ele é pioneiro em dois aspectos. O primeiro é que o DVD vem com playback, pois, diferente do que se acredita, Madonna não fez playback no show. Ela desafinou mesmo. O vídeo corrige isso o quanto pode, embora, quem se lembra de “Borderline”, vai ver que não melhorou muito.
O segundo aspecto é que na “Sticky & Sweet” o público é mostrado com bastante ênfase. Fora a parte em que ela pede que a plateia escolha uma música antiga para cantarem juntos à capela (e eles escolhem “Like a Virgin”), os momentos mais emocionantes do registro são “Miles Away”, “Into the Groove” e o remix de “Like a Prayer”, a oração pagã que nos fazia virar de costas para o palco só para ver o estádio todo cantando seus versos em uníssono.
Quem tiver perdido o emprego naquele dezembro de 2008 e não tiver dinheiro para comprar o DVD, que vem com um CD com 13 faixas da apresentação em Buenos Aires, o site Madonna Online, em parceria com a Warner Music, promoverá uma festa de lançamento no dia 11 de abril, no Vegas, onde serão sorteados alguns exemplares. Não precisa acampar na porta…