A empresa de segurança BitDefender identificou o apresentador norte-americano como a personalidade mais citada nos emails com “spam”, as mensagens eletrônicas indesejadas.
Madonna, a atriz Cameron Diaz, o presidente norte-americano Barack Obama, o escritor Stephen King e o ator George Clooney são outros famosos mais utilizados como “isca” no ciberespaço.
As conclusões foram apuradas num estudo realizado pela empresa, que analisou 25 milhões de mensagens “spam”.
Catalin Cosoi, responsável de ameaças online no laboratório da BitDefender, afirma que “os ciberdelinquentes seguem as últimas tendências, tal como fazem os consumidores”. Esta estratégia explica o desaparecimento de algumas estrelas habituais nesta lista, nos últimos anos – casos de Justin Bieber, Angelina Jolie e Oprah Winfrey.
“Utilizam as celebridades e as suas polêmicas em campanhas com o intuito de incitar as pessoas a abrir os emails e levá-las a sites online que estão cheios de software malicioso”, acrescenta.
Os cibercriminosos usam frequentemente frases como “Jay Leno encontrado a consumir drogas” ou as “mulheres de George Clooney”.