MADONNA 2012: As estratégias de marketing promocional do novo álbum, MDNA

Madonna - entrada do site da FAB.COM

Na década de 1980, ganância era algo bom. Madonna até lançou uma música chamada “Material Girl”. Mas a avareza não desapareceu exatamente nos anos seguintes, mas a cantora de “Like A Prayer” atualizou-se num novo tipo de marketing promocional para o lançamento do novo álbum MDNA – número um em mais de 40 países.

Para o lançamento do álbum no último dia 26 de março, Madonna decidiu renunciar à rodada típica de talk shows matinais. Ao invés disso, continuou a parceria com a Smirnoff, que vem desde 2011, e lançaou o ‘The Smirnoff “MDNA” Nightlife Edition Remix Album’ através do Facebook; deu uma entrevista para o apresentador Jimmy Fallon pelo facebook, um chat ao vivo pelo twitter e uma ação com a Spotifystartup de streaming de músicas – que anunciou que “para comemorar” o lançamento de MDNA, os usuários do Spotify terão a chance de ganhar um par de ingressos esgotados para um dos shows de Madonna nos Estados Unidos, todos esgotados. Para participar, os usuários precisam ouvir o novo álbum de Madonna três vezes pelas próximas duas semanas (até 9 de abril).

Promoção mais incomum de Madonna, no entanto, envolve a Fab.com. Para quem não conhece o site, é a união de rede social com e-commerce, focada em design e com o benefício de uma curadoria especializada. Em apenas nove meses na internet, o site conseguiu um enorme número de usuários, que atualmente somam mais de 4.000.000 de pessoas conectadas. A curadoria oferece inspiração para projetos de ambiente e uma gama de produtos de design incluindo acessórios para móveis, casa, tecnologia, entretenimento, iluminação, arte, brinquedos e jóias de mais de 175 designers e fabricantes. Pois é, o site dedicou sua homepage a Madonna e ao álbum MDNA e está vendendo tanto em formato físico e digital por US $7,99, metade do preço da maioria dos outros estabelecimentos.

“Estamos com o MDNA e Madonna em tudo aqui aqui”, diz Jason Goldberg, fundador e CEO da Fab. “É uma forma nossa de dar um beijo grande e gordo para os nossos membros que nos abraçou ao longo dos últimos nove meses.”

É também uma bênção para Fab.com. Goldberg diz que seu site o tráfego do seu site cresceu duas a três vezes por causa da parceria com Madonna, e espera vender dezenas de milhares de cópias do álbum MDNA, que deve mover centenas de milhares de unidades no todo.

Goldberg não quis discutir os detalhes de seu acordo com a Universal Music Group, empresa controladora da Interscope, a gravadora de Madonna. Mas ele confirmou que havia uma “colaboração” de algum tipo.

Qual é a natureza dessa colaboração? Difícil dizer com certeza, mas isso provavelmente significa que a Universal deu a Fab.com um desconto sobre o preço do álbum, ação semelhante que fizeram com a loja Amazon.com com o lançamento do álbum Born This Way, de Lady Gaga. A Amazon pagou US $7 para o álbum de Gaga, mas, no intanto, a gigante do varejo online vendeu o disco por US$ 0,99.

Se Fab.com está pagando o mesmo preço pelo novo álbum de Madonna, MDNA, este é um grande negócio para todos os envolvidos: Madonna e sua gravadora venderão dezenas de milhares de álbuns adicionais para uma audiência que talvez não atingiriam, enquanto o site de Goldberg, a Fab.com, lucram de forma imaginal com a imagem de Madonna e aumenta os usuários de seu site.

Goldberg diz: “É um casamento feito no céu.” Just Like A Prayer, assim como uma oração. (Forbes.com)

NÃO DEIXE DE CURTIR A PÁGINA DO MADONNA MADWORLD NO FACEBOOK.

Um comentário em “MADONNA 2012: As estratégias de marketing promocional do novo álbum, MDNA”

Deixe um comentário