O icônico fotógrafo de moda Mario Testino já trabalhou com todos, da Família Real a Angelina Jolie. Foi ele que causou comoções com os retrados da Princesa Diana nos anos 90 e produziu um catálogo que inclui desde grandes campanhas e capas de revistas internacionais aos retratos do noivado oficial do Príncipe William com a Duquesa de Cambridge, e um livro com mesas feitas de pedras tumulares para uma de suas eternas musas, Kate Moss.
Agora, o peruano se uniu à Vodka CÎROK e assumiu o posto de Diretor Criativo, com a missão de encontrar e fotografar novos talentos. Selecionando-os cuidadosamente ao redor do planeta, Testino irá documentar todas as comemorações.
Mas o quê exatamente Mario Testino busca? E como é trabalhar com astros tão icônicos? O lendário fotógrafo falou dos destaques da carreira, inspirações, e, o mais importante, suas preferências.
Como você explica a ideia de “qualidade de estrela”? O que procura em um artista?
Você simplesmente sabe quando vê o artista, quando alguém entra e as luzes se acendem. Geralmente, busco algo que não pode ser medido, como uma energia ou espírito que você sente quando alguém entra no recinto. É uma qualidade de estrela, e é verdade. Algo que simplesmente irradia de dentro pra fora.
Quem tem sido a sua estrela favorita para fotografar?
Cada ensaio e astro, pra mim, possui uma lembrança especial. Cada circunstância é diferente. Tive a sorte de conhecer e fotografar muitas pessoas diferentes: membros da Realeza, atores, modelos ou transeuntes pelas ruas.
Qual foi o ensaio mais memorável até hoje?
É muito difícil dizer, já que todos são singulares e memoráveis. Se for pensar em um, eu diria quando fotografei Madonna para Versace nos anos 90. Foi um momento verdadeiro pra mim. Quando a campanha saiu, eles imprimiram uma página com os dizeres “Versace apresenta Madonna, por Testino”. É raro ver as pessoas serem reconhecidas apenas pelo último nome, então foi bem memorável – como a primeira vez em que fui parte do grupo de fotógrafos conhecidos apenas pelo sobrenome: Avedon, Newton, Penn…
Fotografar a Princesa Diana também foi memorável e especial, claro. Qualquer ensaio com Kate Moss e Gisele é sempre memorável também. (Marie Claire)