Como Madonna fez de Rebel Heart um sucesso global

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No dia 16 de dezembro de 2014, Madonna estava no apartamento de Nova York quando ficou sabendo que mais de 12 demos não-finalizadas pro novo álbum haviam vazado. O empresário Guy Oseary retornava à casa de Beverly Hills quando soube do acontecido. O álbum, Rebel Heart, estava agendado para ser lançado no fim de abril, e, graças a um meticuloso plano de Marketing e um inspirado grupo de colaboradores (incluindo Diplo, Kanye West e Avicii), havia muitos boatos sobre o novo trabalho de estúdio.

Mas tudo foi por água abaixo. Madonna disparou uma postagem fervorosa no Instagram, acusando o vazamento de “estupro artístico”. Na mesma hora, Oseary pegou o telefone e ambos começaram a agir. “Não lembro do telefone sair do meu ouvido de 6 da manhã às 6 da manhã”, disse ele.

Vazamentos de alto nível e outras brechas na segurança têm feito a indústria do entretenimento sofrer pelos últimos 15 anos: do álbum Tha Carter III, de Lil’ Wayne (2007) a Give Me All Your Luvin’, da própria Madonna, que, em 2011, resultou na prisão de um fã não-identificado na Espanha, embora tenha sido solto logo após – sem mencionar o grupo de hackers Anonimous, que ameaçou a rapper Iggy Azalea nas últimas semanas de 2014.

No entanto, este vazamento de Madonna foi excepcionalmente severo, incluindo fotos e vídeos, além da música. A resposta da equipe da cantora pode ter determinado um novo precedente para como a indústria mobiliza esforços para combater tais acontecimentos.

Na manhã do dia 17 de dezembro, o vice-presidente do selo Interscope, Steve Berman, telefonou para Oseary e Madonna. “Ela estava muito nervosa, chateada e frustrada”, lembra Berman, que a visitara uma semana antes para ouvir algumas das canções finalizadas com o presidente do selo John Janick. “Ela me disse: ‘Steve, eu me importo com a minha música. Não posso deixar que as canções sejam ouvidas da forma errada”.

Berman estava confiante que o iTunes se juntaria a eles pra mobilizar o lançamento oficial das faixas finalizadas de Rebel Heart, mesmo com a paralisação dos servidores por causa dos feriados no dia 19. Porém, ele encarou dois obstáculos: a insegurança dos executivos da Universal Music (“Devemos apenas esperar e fazer tudo no início do ano?” foi a resposta de um deles) e a disponibilidade do vice-presidente de conteúdo do iTunes, Robert Kondrk, que já estava de férias com a família no México.

Durante as próximas 48 horas, Kondrk conseguiu ajudar a Apple a agilizar uma pré-venda de Rebel Heart que incluiria seis canções imediatamente para download à meia-noite do dia 20 – incluindo Living For Love, o primeiro single, que, inicialmente, estava prevista para lançamento no Dia dos Namorados nos EUA (14 de fevereiro, e que será promovida nas rádios no dia 10 de fevereiro). Entretanto, Madonna teve que se certificar de que as seis faixas estavam finalizadas; portanto, ela se trancou em um estúdio em Nova York para trabalhar na mixagem final até a manhã do dia 18. “Não havia tempo para chamar qualquer um dos produtores – nada!”, disse Oseary. “Apenas as sessões finais de masterização”.

O resultado dessas 48 horas? A pré-venda do álbum alcançou o topo do iTunes em mais de 40 países – incluindo os EUA, onde três das seis faixas entraram na parada Hot Dance/Electronic Songs da Billboard no dia 3 de janeiro. Até hoje, as seis faixas já venderam 131 mil downloads, com pré-vendas de Rebel Heart entre 50 e 60 mil unidades, de acordo com estimativas da indústria. “Sabemos que, hoje em dia, ter um álbum no Top 10 sem promoção é muito difícil”, disse Oseary. “É muito… ‘emocionante’ não é a palavra certa, mas é gratificante ver que o álbum tem sido tão bem-recebido”.

Mesmo assim, o trabalho de Madonna está longe de terminar. Ainda há mais uma faixa de Rebel Heart a ser lançada antes do lançamento do álbum em 10 de março (provavelmente, no dia 8 de fevereiro, a noite do Grammy, segundo Oseary), e um clipe oficial para Living For Love, a ser filmado no fim de janeiro. E mais, há uma investigação em andamento para descobrir as fontes dos vazamentos (outras 14 faixas caíram na rede no dia 24 de dezembro), que, por serem volumosos, estão à sombra de qualquer suspeita. Nem Oseary, nem qualquer representante da gravadora Universal confirmam que a investigação já obteve um relatório policial. O único comentário de Oseary sobre o assunto foi: “Estamos trabalhando duro para solucionar este crime”.

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