MARKETING: Qual o segredo do sucesso da marca MADONNA?

A rainha do pop prepara-se para uma tour mundial para promoção de seu novo álbum MDNA, a começar a 29 de maio em Israel, devendo se prolongar por sete meses, durante os quais a cantora irá visitar 26 cidades europeias e que também passará pela América do Sul e da Austrália, Ásia e Oceania. Ingressos esgotaram em minutos quebrando recorde de vendas em vários países. Nesta quinta-feira, começaram as vendas em Moscou e São Petersburgo.

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Esta será a sua terceira viagem ao nosso país, tendo as anteriores visitas provocado muita controvérsia, boatos, protestos, escândalos e agitação. Em 2006, os organizadores do concerto em Moscou (na época Madonna girava o mundo com o “Confessions Tour”) demoraram muito com a escolha de um palco e, quando acabaram por optar pelo gigantesco estádio a céu aberto Lujniki, passaram a circular boatos de que a poderosa voz da cantora podia causar a queda da cúpula! A duas semanas do show de Moscou, veio à tona uma notícia espantosa divulgada pela Internet – Madonna teria desistido da visita devido a uma “vidente” que a proibira de viajar devido a um “grande perigo iminente”. Naquela altura, os concertos de Madonna tinham a oposição dos radicais ortodoxos, aborrecidos com uma parte chocante do concerto em que a cantora aparecia crucificada no meio do palco durante a canção #1 das paradas de 1985, “Live To Tell”.

No entanto, quase todos os bilhetes foram vendidos e o estádio Lujniki, com capacidade para 70 mil espectadores, acolheu todos as 70 mil pessoas.

Em 2009, a tournê “Sticky & Sweet” em São Petersburgo também suscitou polémica e até confrontos. Como acontecera no caso de Moscou, as primeiras discussões travaram-se em torno do local da apresentação. Os organizadores tinham proposto um palco a céu aberto na Praça Dvortsovaia, em frente ao Palácio de Inverno, onde se situa um dos maiores museus do mundo – o Hermitage. O diretor do museu, Mikhail Piotrovski, se opôs junto com a algumas manifestações de massa argumentando, com toda a razão, que tais ações poderiam danificar tanto o edifício, como as peças históricas de grande valor artístico que nele estão guardadas. No entanto, ele se deu por vencido, aceitou a proposta do concerto de Madonna que, segundo lhe afirmaram, jamais seria repetido nesse local. Ao mesmo tempo, a situação criada despertou grande interesse dos comunistas que, aproveitando-se da ocasião, avançaram na iniciativa de decorar o palco com símbolos revolucionários – estrelas de cinco pontas e bandeiras vermelhas. Mas Madonna manteve o silêncio.

Seja como for, não restam dúvidas de que Madonna é a mais famosa e bem-sucedida cantora do mundo. Ela é a artista que mais vendeu discos na história da música pop e que mais quebrou recordes, já faturou 7 Grammys e tem um fortuna pessoal estimada em mais de U$ 1 bilhão de dólares. Sua última tournê, inclusive, é a tour feminina que mais faturou em todos os tempos – algo em torno de U$ 410 milhões de dólares.

madonna versace somethingtoremember 1995Na opinião do crítico musical Iuri Sparykin, Madonna é um elemento genial de marketing – enquanto que os demais colegas competem pelos topos das paradas musicais, ela inventa novos métodos de se vender e de oferecer ao público. Até conseguiu montar um excelente reality show baseado na sua biografia.

“Acho que Madonna, mesmo não sendo a melhor cantora do mundo, acabou por inventar um jeito de canalizar a sua enorme energia emocional para os efeitos pretendidos”, – afirma o crítico.

Ela soube fazer das fraquezas forças e até os fracassos lhe aumentaram a popularidade. Os cineastas atribuíram-lhe, por diversas vezes, o prêmio Framboesa de Ouro, uma paródia ao Oscar que destaca os piores filmes produzidos ao longo do ano, mas Madonna continua a atuar e até a filmar. Diga-se de passagem que o início da venda de bilhetes coincidiu com a distribuição na Rússia do seu filme W.E., uma história sobre o namoro do rei britânico Eduardo VIII, que abdicou ao trono para se casar com a americana Wallis Simpson. O lançamento do álbum MDNA está agendado para o final de março.

E no dia 05 de fevereiro, Madonna deu mais um show, tanto de entretenimento como marketing para todos os empreendedores do mundo, durante sua apresentação no Super Bowl 2012, considerado o evento televisivo mais importante nos Estados Unidos, com uma audiência equivalente a 111 milhões de telespectadores.

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Madonna no Super Bowl - Recorde de audiência em fevereiro de 2012

A popstar se apresentou para o mundo inteiro no intervalo do maior evento esportivo americano, o Super Bowl, e quanto Madonna recebeu para se apresentar no intervalo do jogo? Nada além de alguma ajuda de custo para a produção da apresentação. E só! Mas não precisa ser especialista para imaginar o quanto a cantora recebeu indiretamente depois dessa apresentação, principalmente como repercussão do seu novo trabalho, MDNA, que será lançado no dia 26 de março e chegou ao topo em 51 países em sua PRÉ-VENDA online – um recorde. Especialistas, contanto, afirmam que o cachê de Madonna para o equivalente a 12 minutos de apresentação seria em torno de U$S 84 milhões, baseado no valor de U$S3,5 milhões por 30 segundos no espaço comercial.

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