“O MDNA não era a maior prioridade de Madonna”, diz William Orbit

Madonna - William Orbit

William Orbit, um dos produtores do último álbum de Madonna, MDNA, deu a sua opinião sobre a produção e condução de divulgação do MDNA. Ele também foi o produtor do mais aclamado álbum da cantora, “Ray Of Light”, e inclusive, postou em sua página no Facebook um remix de “Ray Of Light” que ele fez com Madonna depois que ela gravou os vocais e, como ele disse, “enlouqueceu com sua guitarra”.

William Orbit acrescentou que o solo de guitarra foi editado depois de tudo pronto.

Um fã de Madonna mencionou o que milhares de outros fãs de Madonna pensam: a falta de promoção e a forma de como os singles do álbum MDNA foram lançados, especialmente no Reino Unido, o que fez com que o álbum fracasso no Reino Unido, país onde Madonna sempre dominou nos charts desde então.

William Orbit disse que nunca se envolveu nestas questões, mas que concorda com todos os questionamentos dos fãs e com a forma em como álbum foi lançado, que, para ele, foi um erro desde o início. “Infelizmente eu não sou Jimmy Iovine que tem uma capacidade de defender suas convicções. Eu sou apenas o co-produtor, o co-escritor, e faço apenas o meu trabalho. Ninguém me verá feliz com o rumo da situação. Fomos muito pressionados pelo tempo na gravação do álbum de Madonna, MDNA. Muitos dos envolvidos tinham outros compromissos, e Madonna também estava envolvida no lançamento de seu perfume (“Truth Or Dare”) e de sua linha de roupas (“Material Girl”), e outros negócios desse tipo que vão além do meu próprio entendimento limitado da agenda de uma popstar como Madonna. Acho impossível estar completamente envolvido em algo quando seu foco é em centenas de coisas. O MDNA não era a maior prioridade de Madonna naquele momento.

As sessões de gravação para as seis músicas que fizemos juntos, eu e Madonna, foram extremamente agradáveis para todos nós. Madonna estava em forma e melhor do que nunca com sua voz, composição e musicalidade, e estava tendo um grande momento. Tínhamos músicas alinhados que são de tirar o fôlego. Mas infelizmente as melhores músicas escritas por Madonna foram para o novo álbum de Chris Brown e até em meu próprio álbum recentemente concluído e que se chama “Strange Cargo”. Muitas músicas que deveriam entrar no álbum foram dispensadas para outros artistas, o que foi um grande erro.

A equipe que fez parte do álbum foi a melhor. Compositores e músicos e artistas que eu escolhi pois me deixam extasiado com tanto talento, e foi muito difícil agendar com eles pois eles são muito ocupados, e todos nós nos comprometemos em fazer do novo álbum de Madonna, MDNA, o melhor álbum do ano, mas tudo foi feito as pressas. Muitos são ligados em dinheiro e dinheiro, diferente de mim, que não é algo que realmente é importante para mim. Mas o tempo corria, trabalhamos dia e noite. Quase todas as versões oficiais são completamente diferentes das primeiras gravações e tem muito material gravado do MDNA engavetado. Mas a decisão de tudo não estava em minhas mãos.

Ao longo dos anos se tornou óbvio para mim que por Madonna ser a maior artista pop de todos os tempos, sua base de fãs também são os mais coesos, intensos e extremamente exigentes. Não estou querendo colocar panos quentes em todas as reclamações, elas são completamente verdadeiras.

Eu poderia ter me acomodado e lavar as mãos, mas é difícil ser um cavaleiro eficiente no processo quando seu nome também está ali. Ah, e se alguma faísca brilhante do marketing central de Madonna sugerisse uma outra abordagem, ou seja, voltar ao estúdio para mais algumas semanas para re-trabalhar algumas faixas, eu certamente teria feito. Mas, realisticamente, só há uma pessoa que poderia fazer isso acontecer. E com as melhores músicas do mundo ali, a melhor equipe, as melhores letras, a melhor produção a nossa disposição e mesmo assim não se não suficiente, eu não posso ser cobrado por isso. Estou livre da dívida e não em dívida. Essa coisa sobre ter pouco apetite para riqueza e fama sem pensar em expectativas, que é o meu caso, então eu não tem com que me preocupar. Sou do tipo observador, dou minhas opiniões, mas sei exatamente para que lado o vento sopra.”

Logo após todas as declarações de William Orbit, ele escreveu em seu twitter: “Eu não deveria ter comentado nada sobre MDNA publicamente. Eu odiei isso tudo. Não é justo com Madonna.”

Deixe um comentário